top of page
17.png

Como funciona o itinerário das cargas?

Esta é uma curiosidade que paira entre os novos importadores. Quem está dando os primeiros passos na importação com certeza está pensando como é o longo percurso da mercadoria que vem lá da China, por exemplo. Para chegar às lojas, existiram dias de muitos trâmites de logística que podem ser divididos em fases da importação.

O processo de importação faz parte da rotina de trabalho, com alto grau de complexidade de processos, enfrentado diariamente pelos profissionais do Comex. Bem como nós, que atendemos importações e exportações marítimas e aéreas.

Vamos à travessia da importação!

Agora, vamos adentrar ao cenário macro da importação, que pode ser dividido em três fases: planejamento, embarque e despacho aduaneiro. A garantia para que uma operação seja efetuada com sucesso precisa seguir esses processos com alguém que tenha experiência no assunto e na prática.

O planejamento é considerado como fase administrativa. Refere-se ao período antes da efetivação da importação, como negociação com o exportador, procedimentos e exigências de órgãos de governo (como custos tributários e logísticos) e comparação de preços.

É necessário que algumas tarefas sejam realizadas nesta etapa, desde a negociação da compra do produto, escolha do Agente de Cargas, levantamento de todos os custos da importação e até o meio de transporte, que pode ser aéreo, marítimo ou rodoviário. O embarque faz parte de executar e coordenar o início da operação. Está dentro deste processo tratar de revisão e aprovação dos documentos de embarque, conferência da mercadoria, pagamento e cuidados especiais no caso de uma embalagem diferente ou controle de temperatura, 

Outra parte importantíssima é estar atento ao booking, que atualmente está sendo uma questão crítica em todo mundo. Após isso tudo, a carga é embarcada e é extremamente necessário ter conhecimento para acompanhá-la desde a saída no ponto de origem até a sua chegada ao destino escolhido. Qualquer imprevisto é resolvido com quem tem experiência no assunto.

A partir do momento que a mercadoria está autorizada para ingressar em solo brasileiro iniciam os trâmites aduaneiros para a mercadoria estrangeira tornar-se nacional. Isso faz parte do Despacho Aduaneiro e estão entre as principais tarefas da etapa: aguardar a chegada da carga no destino (porto, aeroporto ou fronteira), apresentar a mercadoria para órgãos anuentes (a depender da NCM), iniciar despacho aduaneiro que, em resumo, é nessa etapa que a mercadoria é efetivamente liberada e pode, após pagamento de todos os tributos, taxas e despesas, ser entregue ao seu comprador.

Bom, como você percebeu, o processo de importação é longo e exige esforços de gerenciamento e planejamento. É uma operação complexa e envolve riscos. Para fazer uma importação de maneira segura, escolha os parceiros estratégicos que tenham expertise no assunto.

O processo de importação exige conhecimento de Despachantes Aduaneiros, Agentes de Cargas e Transportadores que precisam estar sempre atualizados. Neste trâmite, o que acontece ao redor do mundo afeta o mercado local e pode colaborar com a condução das operações de importação.

Especializada em operações originárias da Ásia, Europa e Américas, a PortCo conta com escritórios estrategicamente localizados em todos os portos brasileiros e mundiais, proporcionando a segurança e qualidade de serviço que sua empresa e carga merecem.

Também temos uma equipe de profissionais que acompanhará sua carga da origem até o destino, tornando a operação segura e completa em todos os trâmites do processo transitório e tomando todas ações necessárias para que a operação seja corretamente executada.

Esperamos que você tenha gostado de saber sobre os bastidores da importação. Se precisar de importar, conte com a PortCo.

Commentaires


bottom of page