top of page
17.png

Conheça os principais pilares da importação

Sua empresa já importa produtos ou está começando no ramo da importação? Para qualquer operação internacional é importante estar atento aos princípios que regem todo o processo.

Por isso, se sua empresa atua nessa área, é importante conhecer os principais pilares para que você possa criar estratégias e agir de forma assertiva.

Os pilares são:

1 – Diagnóstico Administrativo

2 – Planejamento Logístico

3 – Monitoramento Operacional

4 – Execução Operacional

Se você quer saber mais sobre cada um deles, continue lendo!

Diagnóstico Administrativo

Nessa etapa devemos levantar e analisar informações sobre o processo de importação: classificação fiscal, exigência administrativa, se há ou não a obrigatoriedade de licenciamento prévio do registro do produto ou empresa, além da carga tributária.

É a primeira fase e deve ser realizada antes do fechamento e execução comercial. Por isso, é um passo de extrema importância, pois ele norteará todo o processo, além de dizer se o negócio é viável ou não.

Planejamento Logístico

O planejamento logístico começa antes mesmo do embarque da mercadoria. É o momento em que deve ser traçado um plano para organizar todo o processo logístico.

É através desse planejamento que serão definidos modais de transporte, rotas, prazos, prontidão de carga, cotação de frete e seguro internacional, ponto de embarque e desembarque da mercadoria, entre muitas outras variáveis.

Monitoramento Operacional

Nesse momento, o processo de importação já teve início. A partir daqui, o importador irá acompanhar, controlar e fiscalizar todo o processo de transporte. Desde o embarque até a chegada ao porto/aeroporto do destino final.

É nessa etapa que será checado todo o planejamento logístico que foi feito junto ao agente de carga e ao despachante aduaneiro.

Execução Operacional

A etapa final vai confirmar a execução de todo o processo, confirmando a chegada da mercadoria nas mãos do importador, além de realizar todas as obrigações alfandegárias para o despacho aduaneiro.

Conte com a PortCo para realizar o transporte internacional da sua mercadoria. Somos uma empresa especializada em importações e exportações marítimas e aéreas. Somos capacitados para executar serviços logísticos e assessoria de importações e exportações originárias de diversas partes do mundo, além de sermos referência no transporte internacional. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

Comments


bottom of page