top of page
17.png

Demurrage e Detention: descubra o que são e quais as diferenças

Para os processos de importação e exportação funcionarem corretamente, diversos fatores devem estar alinhados e coordenados por um sistema logístico muito bem executado. E dentre todos esses aspectos logísticos, os prazos são uma das variáveis mais importantes a serem levadas em consideração. Isso porque o não cumprimento de prazo pode levar a falta de estoque, insatisfação do cliente e até a multas. Por isso, hoje vamos falar sobre dois tipos específicos de multas que ocorrem nos casos de Demurrage e Detention.

Você sabe o que são esses dois conceitos e quando eles ocorrem? Os dois ocorrem com o não cumprimento de prazos relacionados à contêineres em terminais e portos. Porém eles são bem diferentes.

Demurrage

A demurrage ocorre em situações em que um contêiner fica por um tempo maior do que o contratado em um terminal portuário. Nesse caso, o período de demurrage conta a partir da expiração do tempo contratado. E é importante entender que a cada dia a mais que o contêiner ficou no terminal ocupando o espaço de armazenamento, a multa será acrescida. Isso porque um armador estipula um free time para uso do contêiner em que não é cobrado a demurrage ou detention. Porém após esse prazo, começa a ser cobrado.

Na prática funciona assim: digamos que um contêiner chega em um terminal portuário ao qual foi previamente acordado que ele teria um período de três dias para realizar todas as operações no local. Caso ele fique cinco dias, a demurrage corresponde a dois dias. Caso ele fique dez dias no porto, a demurrage será de sete dias. Isso significa que o contêiner estará pagando uma sobrestadia diária para cada dia em que ficar parado no local.

Porém, para que isso possa ocorrer sem maiores problemas, é importante que o contrato especifique algumas questões como o tempo permitido para o contêiner ficar no local, ou o ritmo de trabalho somado a condição de contagem do tempo; o valor da sobrestadia; o início da contagem do tempo de estadia.

Detention

Já no caso da Detention, ela é usada para contabilizar o tempo até o contêiner retornar ao porto. Isso ocorre porque, assim como existe um prazo de retirada do contêiner do terminal, também há um prazo para que ele seja retornado. E aí, assim como na demurrage, caso o prazo não seja cumprido, será cobrada a detention.

Importante saber também que o destinatário tem a responsabilidade de retirar o contêiner com a sua mercadoria e deve devolver ele vazio. Ele funciona como uma cobrança diária, assim como a demurrage. E a cada dia a mais que demorar para que o contêiner seja entregue, será cobrado um valor adicional.

Algumas das possíveis causas para demurrage e detention são:

  1. Atrasos na liberação de carga pelos órgãos intervenientes

  2. Erro de documentação

  3. Problemas operacionais

  4. Free Time reduzido

Por isso, se você não quer ter problemas e precisa de segurança e agilidade na importação e exportação de cargas, é importante contar com uma empresa especializada em transporte internacional multimodal. Esse é o caso da PortCo., realizamos importação e exportação de cargas marítimas, aéreas e rodoviárias. Além disso, somos especializados em consolidação de cargas, desembaraço aduaneiro, armazenagem e seguro de cargas.

Entre em contato conosco, temos uma solução personalizada para o seu negócio.

Comments


bottom of page