top of page
17.png

Entenda o que é Blank Sailing e saiba quais os impactos para a sua carga

Se você trabalha em uma empresa que importa e exporta produtos, você já deve ter ouvido falar sobre o termo Blank Sailing, pois esse é um termo bem conhecido entre os armadores. Entretanto, você sabe o que significa, quando acontece e quais os impactos para a sua carga?

De forma bem resumida, o Blank Sailing acontece quando as empresas que fretam ou que são donas de navios cargueiros de importação ou exportação precisam mudar a rota da viagem de um determinado navio.

Isso significa que o Blank Sailing pode ter efeito em todo o processo logístico do transporte, acarretando diversos impactos na comercialização e entrega da carga para a empresa e para o consumidor final.

A troca de rota acontece, via de regra, em situações em que o porto programado para receber a embarcação, por algum motivo, não pode recebê-la, fazendo com que seja necessário alterar a rota para outro porto.

Por ser uma circunstância incomum e que não pode ser prevista, normalmente as empresas são pegas de surpresa, podendo gerar atrasos e prejuízos.

Para minimizar esses problemas e os impactos gerados pelo Blank Sailing continue lendo para entender como contornar essa situação.

Quando ocorre o Blank Sailing?

O Blank Sailing acontece quando o armador decide alterar ou cancelar a atração de um navio de cargas da escala de um porto ao qual ele estava destinado. Isso pode gerar a alteração parcial ou total da rota do navio citado.

Quem define a ocorrência ou não do Blank Sailing é o próprio armador, que analisa diversas condições para decidir sobre a atração do navio. Um dos casos mais comuns é a baixa demanda por contêineres, já que às vezes não faz sentido para ele atrair um navio para ocupar apenas uma pequena quantidade de espaço dentro dele.

Nesses casos, o armador pode decidir por não atrair o navio e aguardar a próxima embarcação, otimizando os custos de todo o processo.

Isso significa que a carga do navio pode ser reprogramada para o próximo porto da escala do navio, ou apenas para a próxima viagem dele.

Uma época comum para a ocorrência da Blank Sailing é a Golden Week e o Ano Novo Chinês. Nessas datas, diversas fábricas fecham e a demanda por navios diminui.

Impactos do Blank Sailing

É comum que o Blank Sailing interfira no tempo de entrega da carga. Por isso, é importante que a sua empresa tenha consciência do ciclo de compra e venda da mercadoria importada, para não perderem o timing do mercado. Uma boa prática, nesse caso, é definir uma margem de prazo para a entrega dos produtos.

Além disso, temos outras dicas para você:

1 – Entenda os principais aspectos da operação do transporte de carga, analisando o processo desde os fornecedores até o cliente final. Mensure o impacto e analise possíveis consequências para o seu processo.

2 – Otimizar o planejamento logístico analisando sazonalidades e rotas comerciais é importante para minimizar impactos. Para isso, é importante ter a parceria de um bom agente de carga para planejar essas particularidades.

3 – Planeje a entrega de produtos com uma certa margem para eventuais problemas. Nessa situação, caso haja algum imprevisto, há tempo hábil para que o Blank Sailing não impacte seu negócio.

4 – Aprenda com as situações anteriores. Fique sempre atento às informações e o histórico de remessas. Pois, ao ter conhecimento sobre isso, é possível fazer o planejamento baseado em dados.

Todas as nossas dicas mostram que uma equipe com expertise e um planejamento bem estruturado podem ser os diferenciais na hora de ser ou não impactado por eventuais imprevistos, como o Blank Sailing. Por isso, é sempre importante contar com um parceiro logístico que te oferece as melhores soluções.

A PortCo é uma empresa especializada em importações e exportações marítimas e aéreas. Somos capacitados para executar serviços logísticos e assessoria de importações e exportações originárias de diversas partes do mundo e referência no transporte internacional. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

コメント


bottom of page