top of page
17.png

Entenda tudo sobre Consolidação de Cargas

O transporte de cargas é um processo logístico oneroso, que precisa estar bem alinhado para que não haja nenhum problema. Por isso, em diversas situações, as empresas importadoras e exportadoras precisam achar soluções criativas que terão um impacto positivo no transporte de cargas. Um desses procedimentos é a Consolidação de Cargas.

A Consolidação de Cargas ocorre quando há a junção de diversas cargas menores em uma única carga maior para aproveitar melhor os espaços dos containers e para reduzir custos do frete.

Esse processo pode ser realizado de várias maneiras, podendo englobar cargas de um mesmo cliente, ou de diferentes empresas. Além disso, ela pode ser realizada durante a coleta, armazenagem ou distribuição dos fretes,

Porém, como qualquer outro procedimento relacionado ao comércio exterior, é importante saber em que situações realizar a consolidação de cargas. Por isso, vamos ver quais as suas vantagens.

Vantagens da Consolidação de Cargas

As principais vantagens, como já citado, são a redução de custos e melhor aproveitamento do espaço de transporte. Mas existem outras vantagens que valem a pena serem mencionadas.

É o caso, por exemplo, da melhoria na capacidade de gestão de carregamentos. Isso porque, com a carga unificada em um único local, torna-se mais fácil controlar e verificar a mercadoria.

Outro ponto vantajoso é em relação a aplicação logística, já que a consolidação de cargas facilita a distribuição das mercadorias para os clientes.

Uma vantagem indireta é que, ao alocar todas as cargas em um único local, ainda é possível reduzir outros custos além do próprio frete, como por exemplo com menos maquinário e pessoas envolvidas em todo o processo.

Entretanto, há também uma possível desvantagem que deve ser levada em conta antes de se optar pela consolidação de cargas. Isso porque, na hora da fiscalização, caso alguma das mercadorias que estiverem dentro do container não for liberada, toda a carga será retirada.

Por conta disso, é importante ficar atento ao perfil das suas mercadorias e sua necessidade.

Como fazer a Consolidação de Cargas?

O primeiro ponto na hora de decidir sobre a consolidação de cargas ou não é entender que sua mercadoria deverá atender determinados requisitos. Por exemplo: remédios não podem ser armazenados com produtos químicos. Além disso, os produtos precisam estar embalados e empilhados corretamente.

Conte com a PortCo. para auxiliar sua empresa na hora de fazer a consolidação de cargas. Somos uma empresa especializada em transporte internacional multimodal e atendemos importações e exportações marítimas, aéreas e rodoviárias. Entre em contato e veja como podemos auxiliar o seu negócio.

bottom of page