top of page
17.png

Feriados chineses e seu impacto no comércio exterior do Brasil


Confira quais são os feriados chineses, em quais dias serão as datas móveis deste ano, qual a duração das celebrações e como elas impactam o comércio no Brasil.


O impacto dos feriados chineses no comércio exterior para o Brasil é uma questão da qual muitas empresas ao redor do mundo estão começando a prestar mais atenção. Isso porque as datas influenciam também o comércio do nosso país.


Como a economia global continua a se tornar cada vez mais interligada, surge a importância de entender a dinâmica do calendário de feriados chineses, levando em consideração o efeito que ela pode ter sobre o comércio internacional.


Neste post do blog falaremos sobre os feriados chineses, quais são eles (especialmente os principais), qual a duração de cada um, data em que acontecem este ano (já que a maioria possui data móvel em função do calendário lunar) e seus efeitos no comércio exterior do Brasil, bem como algumas dicas sobre a melhor forma de administrar a situação.


O que são os feriados chineses?


Os feriados chineses são ocasiões especiais e dias de festa importantes na China, pois são baseados em tradições e costumes centenários e tipicamente celebrados pelo povo chinês em todo o mundo. Como exemplos de feriados chineses podemos citar o Ano Novo Chinês, o Festival do Barco do Dragão e o Festival de Meio Outono.


O calendário chinês é baseado em um ciclo lunar, o que significa que a maioria dos feriados celebrados na China ocorre em momentos diferentes a cada ano. Isso pode dificultar o planejamento das empresas estrangeiras em torno dessas datas importantes.


Quando se trata do comércio exterior do Brasil, os feriados chineses podem ter um grande impacto. Isto porque, durante os feriados chineses, muitas fábricas na China fecham por longos períodos de tempo. Dessa forma, podem haver atrasos na produção e no embarque de mercadorias da China para o Brasil, levando a rupturas na cadeia de abastecimento.


Dessa forma, é importante estar ciente do calendário de feriados chineses e de seu potencial impacto no comércio exterior para o Brasil. Portanto, apresentaremos a seguir quais são eles e as datas dos feriados chineses em 2023 para você e sua empresa estarem preparados, evitando imprevistos.


Quais são e quais as datas dos feriados chineses?

As datas mais importantes para a China são o Ano Novo Chinês e a Golden Week (Dia Nacional da China). Confira a seguir qual a data em que ocorre cada uma destas celebrações e quanto tempo elas duram a fim de evitar problemas:

Ano Novo

O Ano Novo Chinês é uma celebração importante na cultura chinesa. A festa homenageia ancestrais e outras divindades e é tradicionalmente comemorada em 15 dias, suspendendo atividades de produção, venda e logística.


O calendário lunar, que é usado na China, tem cerca de 354 dias e a data do Ano Novo Chinês é móvel, normalmente caindo entre 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Cada ano é dedicado a um dos 12 animais do calendário chinês, com 2023 sendo o ano do coelho, cuja celebração aconteceu no dia 22 de janeiro e teve grande impacto no comércio global.


Golden Week (Dia Nacional da China)

O Dia Internacional da China é lembrado para celebrar a fundação da República Popular da China e dura uma semana, conhecida como Golden Week. É um feriado importante para a população chinesa e há um grande movimento de pessoas dentro do país, sendo que boa parte deles não trabalham nesta semana.


É um feriado importante para ser previsto pelas empresas que atuam com o comércio internacional, pois além de sua longa duração, ele antecede a Black Friday e o Natal, período de aumento de demanda e que pode afetar estoques e prazos de entrega. A próxima comemoração começa no dia 1º de outubro e tem data fixa, diferente de outras que variam com o calendário lunar.


Uma vez apresentados os principais, veja quais são os demais feriados chineses que você também precisa se atentar:


  • Festival Qingming: 05 de abril de 2023. Se trata de uma homenagem e honra aos mortos, similar ao Finados que ocorre no Brasil, e marca também a chegada da primavera no país asiático;


  • Dia do Trabalhador: este coincide com o do Brasil em 1º de maio de 2023 pois também acompanha o calendário solar, com a diferença de que pode durar de 3 a 5 dias;


  • Dragon Boat Festival: 22 de junho de 2023. É um festival de três dias que homenageia Qu Yuan, um antigo poeta chinês, e tem mais de 200 anos de história. Sua data é móvel, caindo no quinto dia do quinto mês lunar, acontecendo entre o final de maio e o início de junho no calendário gregoriano;


  • Festival da Lua ou do Meio Outono: 29 de setembro de 2023. O Festival do Meio Outono, também conhecido como Festival da Lua ou Festival Mooncake, é uma celebração popular que marca o fim da colheita de outono e celebra a união e a abundância. É comemorado no 15º dia do 8º mês lunar, que normalmente coincide com meados de setembro no calendário gregoriano. As celebrações geralmente duram três dias, mas podem ser mais longas se a data cair perto do final de semana.

Como os feriados chineses afetam o comércio internacional e o Brasil?


A interrupção causada pelos feriados chineses pode ter um impacto imediato e duradouro sobre o comércio exterior do Brasil. Durante o Ano Novo chinês, fábricas e portos são fechados, levando a uma perturbação na cadeia de abastecimento internacional. Isto significa que os bens e serviços não poderão chegar ao Brasil a tempo, levando a atrasos na entrega e, consequentemente, a uma possível diminuição dos lucros.


O Dia Nacional da República Popular da China também pode ter um impacto semelhante no comércio exterior do Brasil, já que as empresas estão fechadas por uma semana e os bens e serviços podem não chegar em tempo hábil no Brasil.


Como visto acima, os feriados chineses também afetam de forma significativa o mercado brasileiro, mas o atraso de mercadorias não é o único desafio. De acordo com a data e suas peculiaridades, pode haver aumento ou diminuição da relação oferta x demanda, conforme explicaremos a seguir.


Durante o Ano Novo Chinês, os cidadãos chineses viajam e fazem compras, levando a um aumento na demanda por bens e serviços brasileiros. Isto pode levar a um aumento nos preços dos nossos bens e serviços, uma vez que a demanda supera a oferta.


Durante o Dia Nacional da República Popular da China, a demanda por bens e serviços brasileiros diminui, pois os cidadãos chineses não têm condições de viajar e fazer compras. Isto pode levar a uma diminuição nos preços de bens e serviços brasileiros, já que a demanda não é tão alta quanto costuma ser.


Dicas para administrar os feriados chineses sem prejuízos


Considerando o impacto dos feriados chineses no comércio exterior para o Brasil, é importante ser proativo na gestão da situação e escolher o melhor parceiro estratégico para realizar suas operações internacionais com segurança.


A empresa PortCo é especializada em consultoria e assessoria em comércio exterior e pode ser uma grande aliada para empresas que desejam se planejar para os feriados chineses e minimizar seus impactos.


Com vasta experiência no mercado e profissionais altamente qualificados, a PortCo pode auxiliar na análise dos feriados chineses e seus impactos no comércio exterior, auxiliando na definição de estratégias para a gestão de estoques, planejamento de produção e logística, além de orientar sobre os prazos e procedimentos necessários para a importação e exportação de mercadorias.


Com isso, sua empresa poderá se preparar de forma mais eficiente e garantir a continuidade de seus negócios durante os períodos de feriados chineses, evitando prejuízos financeiros e mantendo sua competitividade no mercado.


Fale conosco e conheça nossas soluções para logística integrada internacional com agilidade, eficiência e transparência. PortCo: a menor distância entre sua empresa e o mundo.


bottom of page