top of page
17.png

Conheça as diferenças entre portos hub e feeder

Atualizado: 16 de jan. de 2023

A forma mais fácil para explicarmos as diferenças entre porto hub e porto feeder é explicar o conceito de cada um desses portos e o que significa ser um hub ou feeder.

Para isso, vamos começar pelo porto hub.

Porto Hub

Ele é um porto concentrador de carga e de linhas de navegação. Mas, na prática, o que isso quer dizer? Esse tipo de porto normalmente está muito bem localizado, possui uma posição geográfica estratégica. Além de possuir maior profundidade e capacidade para que ele possa atender navios de grande porte.

Isso significa que um porto hub é o porto que habitualmente é utilizado nas rotas internacionais, seja na importação ou exportação. Isso porque os grandes navios conseguem ancorar em suas docas.

Porto Feeder

Já um porto feeder é um porto concentrador e distribuidor de carga. Eles são terminais de menor porte. Normalmente, nesses casos, o porto não tem uma grande profundidade, não podendo receber grandes embarcações. Por isso, seu objetivo é receber navios menores que estejam carregados de containers para serem transportados para outros portos com maior capacidade (os hubs) e colocados em supernavios que não conseguem atracar nos portos feeder.

Ou seja, um porto feeder funciona como um posto auxiliar para distribuição de cargas. Sendo importante logisticamente tanto para a importação quanto para a exportação. É nele que as cargas são colocadas em contêineres e distribuídas para outros portos maiores para serem exportadas. Assim como também é no porto feeder que cargas importadas, que desembarcaram em um porto hub, são enviadas para posterior distribuição local/regional.

Vale ressaltar que existem algumas situações em que um porto hub também pode ser um porto feeder, já que sua localização permite uma logística de distribuição e recolhimento de cargas mais eficaz.

Para entender e estruturar a logística mais eficiente para a sua empresa é importante contar com a expertise de uma empresa especializada em importações e exportações marítimas. Por isso, conte com a PortCo. Somos capacitados para executar serviços logísticos e assessoria de importações e exportações originárias de diversas partes do mundo e referência no transporte internacional. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

A função logística dos portos varia de acordo com a posição geográfica, tamanho do porto, profundidade de suas águas e capacidade de armazenagem de cargas.

Por isso, existem dois principais tipos de portos, os Hubs e os Feeders.

Acesse o link na bio e entenda a diferença entre eles.

bottom of page