top of page
17.png

Conheça os Maiores Portos do Brasil

Atualizado: 18 de jan. de 2023


O Brasil possui um vasto território litorâneo, sendo dono de quase 7,5 mil quilômetros de extensão de costa. Além disso, a maior parte da população brasileira está localizada em zonas costeiras. Isso significa que o transporte marítimo é de grande importância para o nosso país.

Porém, não adianta apenas ter grande extensão litorânea se ela não for bem aproveitada por portos e uma infraestrutura que comporte o escoamento de cargas tanto para dentro quanto para fora do Brasil.

Por isso, no texto de hoje, vamos falar sobre os maiores portos do Brasil.

Os Maiores Portos brasileiros

Além da grande extensão litorânea, outro ponto que faz o transporte marítimo ser de grande importância para o Brasil é o custo do transporte, que é relativamente baixo, além da possibilidade de se transportar grandes volumes de carga e grande variedade de produtos.

Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Universidade Estadual de São Paulo, mais de 11% do total de cargas movimentadas no Brasil são realizadas via transporte marítimo.

Então, vamos aos 10 maiores portos brasileiros. 10 – Porto de Rio de Janeiro (RJ) Este é um dos portos mais antigos do Brasil, da época do Brasil Império. Por suas docas chegam, de todos os cantos do mundo, diversos containers de trigo, produtos siderúrgicos e concentrado de zinco. Enquanto isso, a maior parte das exportações são de ferro gusa, produtos siderúrgicos e veículos.

9 – Porto de Itajaí (SC) O Porto de Itajaí é o terceiro maior de Santa Catarina, e está na nona posição nacional. É um porto que opera com produtos diversificados, como madeira, eletroeletrônicos, agroindústria, além das indústrias mecânica e têxtil. Quando analisada a movimentação de contêineres, o porto de Itajaí é o segundo maior do país. É o responsável por escoar quase toda a produção de Santa Catarina. 8 – Porto de Suape (PE) Esse é um dos principais portos públicos do Nordeste e do Brasil, sendo considerado o porto mais estratégico e bem localizado no Nordeste, já que 90% do PIB da região se encontra a uma distância máxima de 800 quilômetros. 

7 – Porto de Chibatão (AM) Esse é um dos maiores complexos portuários do país e da América Latina, é o maior do Estado do Amazonas. Possui cerca de 1 milhão de metros quadrados. Localizado no Rio Negro, possui uma função estratégica para trazer e levar produtos da zona franca de Manaus, já que ele está instalado no coração do Polo Industrial de Manaus.

6 – DP World Santos (SP) O porto DP World Santos é um porto relativamente novo, tendo começado suas operações em 2013.

5 – Porto do Rio Grande (RS) Apesar de sua grandeza e de a maioria das unidades da federação fazerem uso do porto para as transações internacionais, sua maior atuação se dá nas regiões sul e sudeste, principalmente São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

4 – Portonave (SC) O porto, localizado em Navegantes , cidade Vizinha de Itajaí (9º maior porto nacional), pode até ser maior em tamanho do que o porto de Itajaí, mas não em número de containers. É outro porto recentemente inaugurado no Brasil, tendo suas operações com início em 2007e sendo o primeiro terminal portuário privado brasileiro.

3 – Porto de Itapoá (SC) O porto de Itapoá está localizado na região norte de Santa Catarina, entre duas grandes áreas industriais da região sul do país: a região metropolitana de Curitiba e a região Norte de Santa Catarina. Além de cargas nacionais, o porto de Itapoá também costuma exportar cargas do Paraguai.

2 – Porto de Paranaguá (PR) Mais um porto localizado na região sul do país, o porto de Paranaguá é o único da lista que se situa no Paraná. Apesar do grande montante de carga que passa diariamente pelo porto, é possível destacar 5 setores principais: agroindústria e madeira, materiais de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e indústria mecânica.

1 – Porto de Santos (SP) O maior porto brasileiro está localizado no estado de São Paulo. Sendo o maior tanto em tonelagem de carga quanto em movimentação de contêineres. Além de ser o maior do Brasil, é um dos 50 maiores do mundo em movimentação de contêineres. A PortCo é uma empresa especializada em importações e exportações marítimas e aéreas. Somos capacitados para executar serviços logísticos e assessoria de importações e exportações originárias de diversas partes do mundo e referência no transporte internacional. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

bottom of page