O transporte aéreo de cargas apresentou no primeiro semestre deste ano um desempenho mais forte em relação ao período pré-Covid-19. Este setor que foi um dos mais prejudicados pela pandemia – devido à paralisação contínua de aeronaves de passageiros, a capacidade geral de cargas permaneceu restrita –
subiu 9,9% em junho de 2021 em relação a junho de 2019.
A carga aérea se mantém dinâmica à medida que a economia global continua sua recuperação, sendo a fonte de receita para muitas companhias aéreas.
Continue a leitura para saber mais sobre o potencial do transporte aéreo.
Importação Aérea: O que você precisa saber?
As rotas aéreas já alcançam todos os cantos do mundo, onde aeroportos e aeronaves oferecem capacidade, segurança e estrutura para atender demandas gigantescas.
De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o maior aeroporto do Brasil é Guarulhos (SP), que recentemente inaugurou um novo armazém alfandegado destinado à exportação de cargas aéreas.
Com investimento de R$3 milhões, o projeto é inédito no país por reunir todo processo aduaneiro dentro do mesmo local, permitindo aumentar em até 35% a capacidade de recebimento de cargas para exportação, armazenamento, prestação de serviços e paletização.
Agilidade x Custo
Em quanto tempo você quer trazer? As vantagens deste modal são caracterizadas por agilidade, capacidade de rastreio, maior segurança (principalmente para cargas sensíveis) e pela oferta de voos e companhias. Quanto você está disposto a pagar? Este modal apresenta uma grande desvantagem no custo do embarque, sendo um dos transportes mais caros.
O que você vai trazer? Além disso, há restrição de embarque para alguns produtos. Cargas com alto risco, como produtos inflamáveis, radioativos ou até mesmo explosivos, podem restringir o frete aéreo ou até mesmo impedir a operação.
A nossa dica é: tenha clareza sobre a natureza da carga que será transportada. Com essas características definidas, entre em contato com a empresa responsável pelo transporte para saber se existe alguma restrição ou necessidade de seguro da carga.
Neste modal, é importante saber que quanto menor o prazo de entrega maior será o custo da tarifa.
O prazo de entrega é uma das variáveis mais importantes na hora de calcular o valor do frete aéreo. É importante que você tenha conhecimento sobre todo o trâmite entre o tempo e a produção, o término da separação e a contratação do transporte.
Cada companhia tem diferentes tarifas, ou seja, o valor do frete aéreo vai variar de acordo com o prazo de entrega da carga, desde a sua origem, até o destino final. Por isso, quanto mais tempo você tiver para realizar a entrega, mais barato será o valor.
Mas, o que se deve levar em consideração ao escolher um serviço de frete aéreo?
Basicamente dois serviços definem o que você precisa ou pode pagar:
Express: são mais rápidos e também mais caros, porém a mercadoria é embarcada no próximo voo disponível.
Standard: são os mais utilizados, e as mercadorias são embarcadas no próximo voo que há espaço para sua mercadoria.
As cargas são enviadas em voos comerciais de passageiros no compartimento de cargas de cada aeronave. Esse serviço é chamado de PAX (Passenger Aircraft) e a mercadoria precisa se enquadrar em uma série de requisitos básicos impostos pelo IATA (International Air Transport Association). Nos casos de mercadoria perigosa ou além da capacidade de peso e altura para voos PAX, é utilizado o serviço CAO (Cargo Aircraft Only), ou traduzindo, voo cargueiro.
O tipo de aeronave também pode influenciar no valor do frete.
Com espaços limitados à pequenas cargas e ideais para chegar aos lugares mais remotos, Narrow body são aeronaves pequenas e geralmente de transporte de passageiros. Podendo oferecer um frete mais barato, a Wide Body faz trajetos mais longos ou com alto número de passageiros. Ideais para cargas maiores e em maior quantidade. Próprias para cargas grandes, as Freighters são aeronaves com custo muito alto.
Para realizar uma importação aérea segura você pode falar diretamente com nossos agentes para viabilizar o processo. Lidamos com todas as documentações necessárias para que toda a operação ocorra dentro do planejado e mantemos você informado sobre as etapas em tempo real.
Continue a leitura e saiba como funciona o itinerário das cargas!
Comentários