top of page
17.png

Tudo que você precisa saber sobre transporte aéreo

Quando você pensa em transportar uma carga, qual é o modal que vem a sua mente: terrestre, aéreo ou marítimo? Você sabia que cada modal tem suas vantagens e desvantagens, e que é importante saber quando utilizar cada uma das opções?

Por isso, nesse texto a PortCo irá te explicar de forma mais aprofundada quando, quais as vantagens e o que analisar antes de decidir por utilizar, ou não, o transporte aéreo.

O que é o transporte aéreo?

O transporte aéreo pode ser realizado por meio de aviões, helicópteros ou qualquer outro veículo aéreo. A quantidade de carga transportada por esse modal é muito menor do que em outros modais, como o rodoviário, que representa mais de 60% da carga transportada pelo Brasil.

Isso porque o transporte aéreo tem particularidades bem específicas que precisam ser analisadas. O principal ponto é entender a urgência da entrega e ponderar o custo do transporte.

De maneira geral, o transporte aéreo tem um custo relativamente mais alto quando comparado com outros modais. Em compensação esse modal possui diversos benefícios.

Vantagens do Transporte Aéreo

Se você procura uma entrega ágil e segura, o modal aéreo é a solução. Isso porque, quando comparado com outros modais, é fácil de perceber que nenhum outro tipo de transporte é tão rápido quanto o aéreo.

Além disso, ele é seguro e prático, exatamente por sua agilidade. Com a maior rapidez no percurso entre o destino final e inicial o risco de furto, extravio ou avarias é extremamente reduzido.

O transporte aéreo também possui ampla cobertura, podendo chegar a lugares que o transporte terrestre não chega (cruzar oceanos) ao mesmo tempo que pode alcançar lugares no interior do continente, onde o transporte marítimo não consegue chegar.

Outro ponto que vale destacar no transporte de carga aéreo é a desburocratização de documentos quando comparados ao modal marítimo.

Por tudo isso, o moral aéreo é altamente recomendado para cargas urgentes, produtos perecíveis e objetos valiosos.

A partir desses pontos, é possível entender se essa modalidade de transporte de carga é a ideal para a sua empresa. É importante avaliar o custo-benefício e entender os pontos dispostos nos parágrafos anteriores (potencial de perecibilidade, urgência da entrega, etc).

Para entender qual o melhor modal para a sua carga, conte com a ajuda da PortCo. Somos especializados em transporte internacional multimodal.

Atendemos demandas de importações e exportações marítimas, aéreas e rodoviárias. Por isso, conte conosco. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

bottom of page