top of page
17.png

Viagem do container de ponta a ponta


Entenda mais sobre cada etapa e como funciona o transporte dos contêineres, desde o transporte inicial ao porto até a saída para a desova das cargas.


O transporte marítimo é o principal modal utilizado na importação e exportação de cargas, que são armazenadas em contêineres para o transporte entre os portos de saída e de destino. Assim que o navio chega carregado ao porto, inicia-se a movimentação para a retirada das cargas e o transporte até o destino final, formando essa cadeia de processos do transporte marítimo.


Dessa forma, são várias as etapas que compõem todo o andamento dessa modalidade de transporte, e é importante termos uma visão geral para estarmos atentos a todas as especificidades de cada passo dessas movimentações. Para você compreender melhor, separamos informações específicas sobre cada estágio das viagens dos contêineres, do início ao fim do processo.



Carregamento e transporte até o porto de saída

Os contêineres vazios são localizados em pátios e depósitos, normalmente em localização próxima ao porto, e após liberados, acontece o processo de carregamento. Até que o container chegue no porto, o transporte acontece de forma rodoviária, onde os veículos específicos para transporte de contêineres são normalmente caminhões trucks, muncks e cavalos, desde que suportem o peso e tamanho da carga. Este tipo de transporte de cargas é regido por uma série de normas determinadas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que especifica as normas de veículos altos ao transportar contêineres, registro do veículo e demais legislações para circulação dos caminhões.


Descarregamento no pátio do porto

Após a chegada no porto, acontece uma inspeção de segurança e uma vistoria física em relação à várias especificações da unidade, bem como checagens sobre possíveis avarias e observações sobre o navio em que a carga irá embarcar. Os tratamentos de descarga são diferentes em cada porto, e é um processo que os profissionais precisam estar atentos ao verificar se o container está de fato preso e seguro durante a operação.


Planejamento e entrada no navio

Para o planejamento dos contêineres a serem enviados no navio, são consideradas as especificidades do container, como o tamanho, o tipo, e do que se trata a carga armazenada nele, bem como o destino final do container. Esses itens são observados a fim de garantir maior segurança e eficiência no processo.


No posicionamento do container, ele é identificado em uma posição (como uma numeração) específica que depende da localização do container no navio. Essa numeração internacionalmente recebe o nome de BAY-ROW-TIER. Cada navio que carrega contêineres é dividido em compartimentos que, nesta numeração, são chamados de BAY (Baía), e dependendo do tamanho do navio, pode chegar a 40 compartimentos, por exemplo (sendo a BAY 01 a mais à frente do navio).


O ROW (fila ou linha, na tradução) se refere ao local em que o container está posicionado de acordo com a largura do navio, ou seja, a numeração funciona de forma horizontal ao olhar o navio de frente.


Já o TIER, determina em que altura ou nível o container está localizado, desde a parte mais baixa da Bay vista anteriormente, até o container mais alto, basicamente. A posição do container então, será determinada através de três numerações, a combinação BAY-ROW-TIER.



Viagem pela rota marítima e chegada no porto de destino

O navio porta-contêineres sai do porto e inicia a rota marítima para o porto de destino e, em caso de exportações, pode demorar mais de um mês no percurso para um destino internacional com distância considerável. O transporte marítimo possui esta posição de relevância e eficiência mundial pois permite levar um alto volume de cargas em uma única viagem, que nenhum outro modal conseguirá, mesmo existindo algumas opções mais rápidas (como o transporte aéreo).


Com a chegada do navio no porto de destino, ele atraca após permissão e pode iniciar-se o processo de desova das cargas, um tipo de serviço que busca agilizar algumas etapas de escoamento e descarga.



Saída para a desova (esvaziamento de carga)

Desova é o processo em que se retira, com os devidos equipamentos, as cargas dos contêineres para acelerar o processo, até o momento de despachar e transportar os produtos. Trata-se de um processo demorado, onde as empresas costumam contratar terceiros para efetuar a desova, liberando as mercadorias com cuidado e de forma antecipada (a fim de satisfazer os clientes, agilizando o tempo de liberação).


A desova se dá início após as devidas análises de documentações e escolhas de equipamentos adequados aos pesos e especificações das cargas, e amarrações são realizadas para impedir que as cargas sofram possíveis danos enquanto armazenadas dentro dos contêineres.


Processo de devolução e taxa de demurrage

A devolução dos contêineres utilizados é logicamente necessária e normalmente possui um prazo de devolução pré estabelecido em contrato. Em alguns casos é assinado um Termo de Responsabilidade de Devolução de Contêiner com Armadores, onde estão especificados os prazos permitidos para uso dos contêineres e uma previsão de indenização ao Armador caso o prazo seja ultrapassado, essa indenização é cobrada através do que chamamos de taxa de Demurrage.


Demurrage é um termo que surgiu do Francês, e significa estadia. A taxa de Demurrage é cobrada de forma diária e determinada em dólar para cada tempo excessivo de estadia, até que o container chegue no terminal estabelecido em acordo. Um bom planejamento pode evitar a demurrage, bem como a contratação do serviço de desova com uma empresa de confiança, solicitada assim que possível para agilizar os procedimentos e permitir a devolução dos contêineres dentro do prazo acordado.




Cada etapa aqui especificada é importante e compõem essa principal categoria. Entender todo o processo de transporte do container na modalidade marítima é essencial para se ter um panorama geral para as situações de transportes e auxiliar nas escolhas e contratações de empresas especializadas no transporte marítimo.


Se você procura um parceiro para realização de importação ou exportação marítima, conte com os serviços da PortCo. Somos especializados em comex, transportes internacionais multimodal e temos a resposta para as operações mais eficientes em transportes marítimos.


Entre em contato e veja como podemos auxiliar o seu negócio.


bottom of page